sexta-feira, 29 de maio de 2009

3ªTAREFA DA GINCANA DIGITAL


A terceira tarefa da Gincana Digital é entrevistar pessoas que são a “cara” da nossa cidade. Para desenvolver tal tarefa vários nomes foram sugeridos e dentre eles o nome do ex prefeito municipal Orlando Idílio Schneider,que por três vezes gestou nosso município com muita seriedade,orgulho e humildade.Retrato do povo panambiense : sua luta, história,riqueza cultural e representatividade.Ele é a cara de Panambi!!!
Durante a sua entrevista o senhor Orlando relatou sobre a importância que foi para ele ser prefeito de Panambi, do trabalho que desenvolveu em nosso município e da forma como lida com essas questões políticas.
Falou que as pessoas devem traçar metas percorrer caminhos difíceis, desafios, mas também ter satisfação em viver, no dia-a-dia. Sua função como gestor e político foi um encargo pesado ,mas sempre tratou isso com boa disposição e humildade.
Relatou sobre a sua história de vida aqui em Panambi,a história de seus pais,sua vida política e particular.
Disse que devemos ter orgulho de nossa cultura,pois os colonizadores e as outras pessoas que aqui já habitavam tiveram cuidados especiais com a nossa terra.Construíram igrejas e escolas:igrejas para as famílias se desenvolverem com o mesmo espírito de patriotismo e escolas com sistema educativo de ótima qualidade.Isso resultou numa sociedade com uma base cultural muito forte,pois as escolas através de sua educação,alicerçaram fortemente as indústrias que até hoje resistem heroicamente às crises.Hoje somos colheita farta de um passado rico:riqueza de cultura,educação de qualidade.
Através da colonização iniciou-se o processo econômico do município, pois havia necessidade em trocar e vender mercadorias, prática já existente na época. Os colonizadores tinham motivo para crescer aqui e tiveram sucesso.Eles queriam mudar de vida e aqui queriam fazer história.Contribuíram com o ensino da música,arte,canto e outras manifestações artísticas e culturais.Não sabiam só matemática e português.
Trabalharam com pequenas atividades de marcenaria e serraria, as quais mais tarde transformaram-se em empresas. Já a atividade política teve início um pouco mais tarde e surgiu da necessidade de organização das pessoas em torno do objetivo comum que era o crescimento do “município”.Daí também surgiram as pequenas lideranças da igreja,da escola,dos grupos sociais...
Panambi hoje é o resultado de Panambi ontem e para analisar nosso município hoje não podemos esquecer-nos de olhar para trás, pois todos os que vieram e aqui estavam investiram de alguma forma. Nosso município ocupa lugar de destaque no Estado há alguns anos.Nossa comunidade luta para o que pretende,é cumpridora de deveres,suas instituições econômicas funcionam,as instituições educacionais cresceram,as gerações estão mantendo o desenvolvimento e é para isso que as novas lideranças devem estar preparadas,com caráter e competência.
Sua formação é fundamentada em valores que herdou da sua família, a qual diz ser base para atingir os objetivos. Também considera importantíssima as escolas por quais passou,pois transformaram-se em meios para avançar na vida.
A Escola hoje tem a difícil tarefa de divulgar uma nova Escola e para isso acontecer depende do esforço de cada um em seus princípios e valores. Deve-se ter coragem para reverter essa situação. A Escola deve adotar princípios bem definidos e disciplinar-se para atingi-los. Ele diz ter orgulho em ter participado do processo de criação e construção da ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PONCHO VERDE,a qual considera de ótima qualidade, competência e princípios.
Agradecemos a oportunidade de podermos conhecer cada dia mais um pouco da história de nosso município e dessa pessoa maravilhosa e
empreendedora que é o “seu Orlando”, como é conhecido e respeitado por toda a população panambiense.